venerdì 30 marzo 2012

XVI VIA SACRA DA ACNV
Tema: Saúde de qualidade é um direito de todos e todas e um devr do Estado
No dia 29 de março aconteceu a XVI VIA SACRA DA ACNV, teve como objetivo, despertar no público participante por meio de reflexões e dramatizações o interesse pela situação das políticas públicas em nosso município. Foram realizadas 5 estações cada uma focando um tema, na primeira estação "Jesus foi condenado a morte" representado pelos adolescentes da Casa Novo Futuro, Jesus continua sendo condenado a morte nas famílias sem casa, nas crianças e adolescentes que estão no mundo das drogas, no abuso e exploração sexual, quando não são atendidos nas unidades de saúde, quandos seus direitos são negados. A segunda estação tratou do tema: "Saúde e Educação no enfrentamento as drogas". Na terceira estação o tema abordado foi o " Abuso e exploração sexual infantio juvenil". Na quarta estação falamos do "Trabalho infantil, infância roubada". Quinta e ultima estação " Ressurreição de Jesus" Jesus ressuscita quando os direitos das pessoas são posto em prática.
A via Sacra contou com a participação das crianças, adolescentes, famílias e educadores da ACNV, o projovem adolescente, a comunidade Cristo Rei da rua nova, a escola municipal Cassiano Ribeiro Coutinho, o Seminarista Deyvison e a comunidade em geral.









DIA DA ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADÃO SAPEENSE A IRMÃ LUCIA
Nesta quarta feira 28 de março, a Irmã Lucia foi homenageada pela Câmara Municipal de Sapé com o título de Cidadão Sapeense, toda equipe da ACNV, estava presente prestigiando este acontecimento.


lunedì 26 marzo 2012

TORNEIO DE FUTEBOL EM MEMORIA DE MARCO NICOSIA, PADRE GINO NOVO E ADRIANO DE FIGUEIREDO

CRAQUE NA BOLA, CRAQUE NA ESCOLA, LIVRO NA MÃO, BOLA NO PÉ.

A ACNV realizou no dia 22 de março um torneio de futebol com crianças, adolescentes de várias organizações sociais e escolas municipais parceiras com objetivo de homenagiar três pessoas muito importante que fizeram parte da missão da ACNV, MARCO NICOSIA sobrinho da Irmã Lucia de ENNA na ITALIA sempre ajudou a entidade com doações a distancia, PADRE GINO NOVO viveu em Sapé muitos participou da luta contyra a pobreza na cidade e foi através dele que a Irmã Lucia veio para dar continuidade a um trabalho social em defesa da pessoa humana, ADRIANO FIGUEIREDO filho de Maria do Socorro vice presidente da ACNV, um jovem que participou do inicio da fundação da entidade, participava dos grupos de adolescentes quando a Irmã Lucia chegou em 1988, ambos não estão entre nós mais permanecerão em nossos corações.





venerdì 23 marzo 2012


ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADÃO SAPEENSE A IRMÃ LÚCIA

No dia 28 de março as 17h30, na Câmara Municipa de Sapé, será realizada um Sessão Solene, onde será entregue o Título de Cidadão Sapeense a Irmã Lucia Cantalupo, através do Presidente da Câmara e Vereador Walter Filho.

giovedì 22 marzo 2012


PÁSCOA 2012

Caríssimos amigos nos preparamos para Páscoa e para isso precisamos de uma preparação em nossa vida. A quaresma é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado. Mudança de vida, transformação da pessoa que recebeu a graça de ser discípulo-missionário. A oração, o jejum e a solidariedade indicam o processo de abertura necessária para sermos tocados pela grandeza da vida nova que nasce da cruz e da ressurreição. Queremos transmitir mais uma vez nossa mensagem de amor ao próximo, à busca constante por melhorias para as pessoas que vivem em situação desumana. Lançamos um projeto no final de 2011 que é a questão da condição precária de moradia de algumas famílias que ajudamos, já foram feitas várias iniciativas por vários grupos que nos ajuda a distância, para podermos construir uma pequena casa para algumas famílias numerosas de 10 pessoas que vivem nas favelas de Sapé. A Associação Comunitária Nova Vida (ACNV) trabalha na valorização da pessoa humana e vem através desta mensagem de Pascoa incentivar as pessoas, grupos, a continuar com esta campanha de solidariedade a estas famílias que vivem em situação de desigualdade social. A campanha da Fraternidade de 2012 tem por objetivo “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, gerando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde”. Para se ter uma boa qualidade de vida é preciso que as pessoas vivam com dignidade, uma casa adequada, uma boa alimentação. Visitando as famílias que atendemos vemos que a saúde de crianças, adolescentes e familiares está sendo ameaçadas pela condição de vida sub-humana, onde os direitos são negados, na saúde, educação, saneamento básico. É uma realidade que clama por ações transformadoras. Agradecemos a todos que contribuem para que estes projetos se tornem realidade.

Feliz Páscoa 2012 -ACNV

giovedì 15 marzo 2012

Fundação Margarida Maria Alves é parceira em curso para Lideranças Comunitárias

A Concern Universal Brasil e a Fundação Margarida Maria Alves, através do projeto “Juntos pelo Desenvolvimento, em Defesa dos Direitos”, promovem, a partir desta terça-feira (13), o “Curso de Formação para Lideranças Comunitárias sobre Legislação e Mecanismos Legais de Direitos”, com início às 13h. O curso terá duração de cinco meses, com dois encontros mensais de quatro horas, realizados na sede da Fundação, entidade pioneira no ensino jurídico-popular na Paraíba e responsável pelo Curso de Formação de Juristas Populares, hoje em sua 12ª edição. Os conteúdos serão ministrados pela equipe de advogados da instituição, composta por Anna Izabella Chaves Alves, Gustavo Leite Castelo Branco e Rodrigo Paredes.

O público alvo deste processo formativo é composto por lideranças comunitárias das comunidades acompanhadas pela Pastoral do Menor, pela Associação Comunitária Nova Vida e pela Casa Pequeno Davi, como: Bananeiras (Grotão), Citex (João Paulo II) Roger e Asa Branca, em João Pessoa; São Bento (Bayeux), Eucalipto e Pe. Gino Novo (Sapé). A ideia é capacitar, no mínimo, cinco líderes de cada comunidade, preferencialmente adultos, mas incluindo também adolescentes e idosos. Os encontros acontecerão às terças-feiras, das 13h às 17h. Durante cada encontro, as equipes da Fundação e do projeto “Juntos pelo Desenvolvimento”, em sistema de rodízio, contribuirão no processo de empoderamento das lideranças comunitárias.

ENCONTRO COM AS FAMÍLIAS DA ACNV No encontro com as famílias foi abordado o tema BULLYING, suas consequências e avanços com  a Lei 14.811 de...