martedì 29 marzo 2011

VEREADORES DE SAPÉ SÃO CONVIDADOS PARA PARTICIPAR DE UMA DISCUSSÃO SOBRE O PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO NA CIDADE.










No último dia 24, a equipe do projeto Juntos pelo Desenvolvimento fez uma visita à Câmara dos Vereadores da cidade para conversar pessoalmente com os legisladores sobre a construção do Plano Municipal de Saneamento. A receptividade foi muito boa e todos eles se comprometeram a participar de um café da manhã que será promovido no próximo dia 30 na cidade, para apresentar oficialmente a proposta do projeto de contribuir com a construção do Plano.
OFICINA COM ATORES CHAVES SOBRE A POLÍTICA PÚBLICA DE SANEAMENTO










No último dia 24 Sapé realizou uma oficina com atores chave sobre a Política Pública de Saneamento, que culminou na criação de uma comissão, envolvendo atores da sociedade civil e do poder público, para contribuir nas discussões na cidade. A oficina reuniu 54 pessoas dos dois setores e contou com a assessoria da assistente social e conselheira de saúde do município de João Pessoa, Lúcia Lira. O grupo pode conhecer a lei que estabelece o saneamento como política pública, de 2007, e seus instrumentos indispensáveis, como os Planos Diretor e Municipal de Saneamento.


OFICINA SOBRE TÉCNICAS DE ADVOCACY
O grupo de lideranças comunitárias das comunidades do Eucalipto e Padre Gino Novo, em Sapé, participaram de uma oficina no último dia 23 de março com o objetivo de discutir técnicas de Advocacy, com assessoria do Técnico da PAMEN, Vitor Cavalcante. As informações devem contribuir para a melhoria das estratégias de articulação destas comunidades com a gestão pública para que seus direitos sejam respeitados.

giovedì 24 marzo 2011


OFICINA SOBRE DIREITO COM ADOLESCENTES NA COMUNIDADE PADRE GINO NOVO

No dia 21 de março na comunidade Pe. Gino Novo, Elizama educadora do projeto Juntos pelo Desenvolvimento reuniu as lideranças adolescentes para mais uma oficina sobre direitos. Na ocasião foi abordada a Lei Maria da Penha 11.340/08 de 2006. Os adolescentes participantes discutiram sobre a lei e aprenderam quando, como, e onde denunciar os casos de violência contra a mulher. Na oficina também foi trabalhado sobre a liderança com o olhar feminino, foi dividido os participantes em dois grupos para que encenassem alguma situação de violência contra a mulher. Os lideres foram escolhidos pela equipe para liderar cada grupo.


martedì 22 marzo 2011

2º ENCONTRO COM FAMÍLIAS DA CASA NOVO FUTURO E CRECHE NOVA VIDA

O TEMA ABORDADO FOI: Mulheres e a violência

Nesta quarta feira, dia 16/03 do corrente ano realizamos uma palestra com as famílias da ACNV, para refletir sobre a Lei Maria da Penha (nº 11.340/7-08-2006) e apresentar o calendário escolar, ressaltando a importância das ações da entidade. Foi feita uma sondagem a cerca do “que é ser mulher? e“quais os espaços ocupados por elas?. Através de slides foi mostrado um resgate histórico sobre a mulher em torno da Lei Maria da Penha, destacando insucessos e conquistas na atuação feminina, os tipos de violências mais comuns, inclusive a “violência doméstica/sexual junto ao trabalho infantil, em seguida os mecanismos de apoio e denuncias aos casos de violência contra a mulher, para orientá-las nestas possíveis situações, como a Delegacia da mulher, o Ministério Público Estadual, o Fórum, a Promotoria, o CREAS Municipal, a Defensoria Pública, o Centro de Referência da Mulher e o Disque 180.

venerdì 18 marzo 2011




Palestra com Familiares externo da ACNV sobre a Questão da Mulher e a Violência Doméstica.

A palestra foi realizada no dia 04 de março com assessoria de Roberta Chaves Souza com objetivo de Refletir e informar sobre o conceito e as formas de violência doméstica para que possam ser agentes sociais conscientes dos direitos humanos.
“Violência doméstica é a violência, explícita ou velada, literalmente praticada dentro de casa ou no âmbito familiar, entre indivíduos unidos por parentesco civil (marido e mulher, sogra, padrasto) ou parentescos naturais pai, mãe, filhos, irmãos etc. Inclui diversas práticas, como a violência e o abuso sexual contra as crianças, maus-tratos contra idosos, e violência contra a mulher e contra o homem geralmente nos processos de separação litigiosa além da violência sexual contra o parceiro”
A Roda de Diálogo foi muito proveitosa , houve muita participação do grupo e um encaminhamento, para que haja uma próxima reunião com o mesmo tema , porém com a participação dos maridos e se possivel com uma delegada especializada nos casos de violência contra mulher.



INICIO DAS ATIVIDADES DA ACNV 2024 Uma semana de acolhida e de muitas atividades educativas  com os educandos