martedì 23 novembre 2010

NATAL 2010

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele ungiu e me enviou a proclamar a boa nova aos pobres, para proclamar a libertação aos presos e dar vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos e proclamar a graça do Senhor”.

Lc 4,18-19


Carissimos amigos e amigas.

Que o menino Jesus venha trazer neste Natal muita paz, amor e esperança para todas as famílias. Nesta mensagem de natal gostaríamos de transmitir apenas alegrias, mais infelizmente vivemos em um mundo com muita desigualdade social e principalmente em nossa cidade Sapé, que cresce o número de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Mesmo com os programas do governo Federal não basta para a diminuição da miséria no Brasil são tantas famílias que vivem a baixa da linha da pobreza, com a falta de estrutura familiar gera a violência é o que vivenciamos hoje em nossa cidade, além da fome, da falta de moradia, de saúde, educação estamos enfrentando mais um desafio entre tantos outros que vem assustando a população, os jovens, adolescentes até mesmo crianças estão entrando no mundo das drogas, várias famílias perderam alguém por causa da violência, mães gemem a perda dos filhos, os filhos a perda das mães, são assassinatos cruéis, assassinos frios que não estão respeitando a vida. Nos encontramos nesta realidade onde inúmeras famílias estão fugindo para proteger seus filhos da morte. A Associação Comunitária Nova Vida faz um trabalho de prevenção, de conscientização, de valorização da vida e de solidariedade, nunca fizemos o assistencialismo e sim a promoção humana, o sonho está quase se tornando realidade com as ajudas de todos vocês vamos poder oferecer um curso de informática para nossas crianças, adolescentes e jovens para que possam melhorar a sua qualidade de vida se tornando jovens de futuro, mais ainda é pouco o que fazemos diante das grandes dificuldades, gostaríamos de levar todos e todas a sensibilização, recorremos mais uma vez a pedir ajuda. O que fazer com estas famílias que precisam de ajuda imediata? O que fazer para minimizar o sofrimento, já que não temos o poder de acabar com a desigualdade social? São tantas as interrogações que fazemos para juntos encontrarmos uma solução.

Visitando as famílias encontramos um Jesus no meio a esta situação de violência, de fome, sua casa foi incendiada e está necessitando urgentemente de ajuda, já recorremos ao poder local e nada foi feito. Neste momento pedimos para pararmos e refletirmos sobre a frase de Madre Teresa de Calcuta “Tante piccole gocce d’aqua fanno il mare...” Sabemos que o que fazemos é uma gota, mais que já deu muitos resultados cada um doando um pouco podemos tornar um oceano em meio a tanto sofrimento. Que neste natal possamos fazer com que essa criança que foi dada a ela o nome de uma pessoa mais importante para a humanidade “JESUS” possa viver com dignidade, ajudemos a dar um pouco de estrutura a esta família , para que ele possa agradecer pela vida e não a morte entrando no mundo da marginalidade e do crime em um futuro próximo. Não podemos ajudar a população toda porque não é dever nosso mais podemos ajudar uma família entre tantas outras. O Amor é gratuito. Não se compra e nem se troca se doa que o natal de cada um e cada uma seja de doação. Agradecemos a colaboração, a solidariedade que todos e todas tens nos dado durante estes 22 anos de missão em Sapé – Brasil.

Feliz Natal e um Ano Novo de muitas realizações!

venerdì 19 novembre 2010

AVALIAÇÃO COM FAMILIARES DA ACNV










As famílias da ACNV se reuniram para avaliar as atividades realizada durante o ano e deram proposta para ações de 2011.


II QUINTA NEGRA, MOBILIZAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DA CONSCIENCIA NEGRA.


No dia 18 de Novembro a ACNV, juntamento com a Casa da Juventude e alguns grupos culturais do municipio, participaram de um evento em comemoração ao dia da Consciência Negra, promovido pela entidade Cidade Cristã - Sapé.
O evento aconteceu na Praça João Pessoa com a participação de escolas estaduais, familiares, crianças, adolescentes, jovens e idosos.
Os grupos envolvidos no evento mostraram através da cultura o respeito as diferencias e o resgate a história do Lider Zumbi dos Palmares. O evento foi bastante participativo e conseguiu despertar nos participantes a importância do respeito as diferências.

mercoledì 17 novembre 2010


BINGO BENEFICENTE DA ACNV
A ACNV realizou um bingo beneficente em prol das atividades realizadas. Compareceram muitas pessoas de vários bairros de Sapé, que acreditam no trabalho realizado e se comprometeram em dar sua contribuição, comprando uma cartela. Os prêmios foram doados por comerciantes e amigos da ACNV. Vejam todos os ganhadores.































Conferência sobre Saneamento Básico em Sapé








A Comunidade do Eucalipto e Gino Novo apresentaram um histórico de seus problemas e entregaram ao vice prefeito Mecialdes Brito uma carta em que narram as soluções propostas na área de saneamento. A comunidade Padre Gino Novo quer que a prefeitura garanta a recuperação de fossas sépticas, a pavimentação de duas vias, a construção de galerias pluviais para facilitar o escoamento das águas da chuva, além de outras melhorias. Já a comunidade doEucalipto quer a instalação da rede de esgoto e a pavimentação de quatro vias, além da construção de uma ponte sobre o canal que margeia a comunidade, melhorando o acesso ao local. Ambas também exigem o cumprimento das promessas de construção de casas para famílias que estão morando em condições muito precárias. Estava presente na Conferência a diretora da Concern Universal de Moçambique, Helena Skember, que está no Brasil para conhecer a experiência de articulação e diálogo entre comunidades e o poder público para garantir seus direitos.

ENCONTRO COM AS FAMÍLIAS DA ACNV No encontro com as famílias foi abordado o tema BULLYING, suas consequências e avanços com  a Lei 14.811 de...